Loading

domingo, 11 de julho de 2010

Instalando GalaxO no Samsung i7500


Possuo um Samsung Galaxy i7500L e não estava nem um pouco satisfeito com o desempenho dele, até que encontrei a solução. Vou tentar deixar registrado aqui um tutorial pra que qualquer um possa fazer o mesmo e ter um “novo aparelho” para desfrutar.
Como o sistema Android é baseado em linux e, por consequência, de código aberto, qualquer um pode modificá-lo como bem entender. Graças a isto, nós, proprietários do Samsung Galaxy, podemos ter um telefone decente para usar.Não por mérito da Samsung Brasil, pois, por ela, ainda estaríamos usando o 1.5.
Bem, a ROM Galax0 é baseada na última versão oficial do firmware a JC6, lançada em março deste ano pela Samsung (não a brasileira claro).
Seu autor fez várias modificações no sistema para melhorar seu desempenho e estabilidade, além de várias outras que facilitam a vida de quem gosta de ficar fuçando o telefone.
Também PRECISO registrar que nem eu nem o autor da ROM Galax0 podemos ser responsabilizados por nenhum tipo de dano causado ao seu aparelho. Faça os procedimentos abaixo por sua própria conta e risco.
Algumas explicações antes de começarmos:
- a ROM Galaxo não tem suporte ao nosso idioma. Somente ao Português de Portugal;
- o bluetooth continua funcionando apenas para utilização com o A2DP. Isso é uma restrição do sistema, não do aparelho;
- existe a possibilidade de alterar a velocidade do processador para 614/710MHz em detrimento dos 528MHz padrão, mas fique ciente que a bateria dura menos com maiores velocidades no processador, porém isso pode ser contornado utilizando alguns aplicativos.
- no momento da criação deste tutorial, a versão da ROM Galax0 é a 1.6.3.3 e você pode obter mais informações sobre ela aqui, em inglês.
Este tutorial não é somente um passo-a-passo, mas uma explicação do processo num todo. Sendo assim é um pouco extenso. Aconselho você a ler ele inteiro antes de começar a aplicar, para entender bem o procedimento.
Modos de Inicialização do Galaxy
Existem 3 formas de inicialização do Galaxy além do modo normal:
fastboot, recovery e download. A forma de iniciar o aparelho é descrita nas imagens abaixo.
Sempre aperte o botão de ligar/desligar por último, com os outros ainda pressionados.
* passe o mouse sobre a imagem para ampliar
Modo FastBoot Modo Recovery Modo Download
Do que você vai precisar ?
- o firmware original: JC6-PDA;
- a rom do drakaz: Galaxo_V1.6.3.3;
- o recovery do drakaz: Recovery_4.6.3;
- a SDK do Android: Android SDK;
- e os drivers do telefone: para XP ou Seven;
Agora que você baixou tudo vamos ao trabalho.
1º passo – Preparando o Ambiente:
Antes de mais nada, crie uma pasta chamada android em C:\ e descompacte
o sdk do Android dentro dela. Ao terminar, deve ficar assim:

Agora um pequeno “truque” para facilitar um pouco as coisas:
Precisamos adicionar ao caminho de execução padrão do windows, o caminho para alguns programas que vieram jundo do SDK do Android. Fazemos isso adicionando o caminho C:\android\tools\ ao $PATH do windows.
No windows XP, abra o Menu Iniciar e vá até Meu Computador, clique com o botão direito do mouse em cima dele e clique sobre o item Propriedades. Na janela que abrir, clique na aba “Avançado” e depois no botão “Variáveis de Ambiente”.
  
Caso esteja usando o Windows 7, vá em “Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema” e clique em “Configurações avançadas do sistema”.
 
Na lista de “Variáveis do Sistema” selecione a variável Path e clique em editar.
A variável PATH do sistema é composta por vários caminhos de diretórios, separados por ponto e vígula.
A única coisa que você precisa fazer é adicionar no final um “;” e o caminho C:\android\tools\
Pronto. Ambiente inicial preparado. Agora, só pra ter ceteza vamos testar.
Abra um “Prompt do DOS”: Iniciar –> Executar : digite cmd e aperte ENTER.
Na tela que abriu digite: adb version e aperte ENTER.

Se aparecer algo parecido com o que está na imagem acima, está tudo certo e podemos continuar. Se apareceu que o comando não é reconhecido ao algo do gênero, verifique se está tudo certo com o PATH e reveja os passos anteriores.
2º Passo – Instalando os Drivers:
Por motivos técnicos, não pude testar todos os drivers em todas versões do windows.Caso tenha algum problema com essa etapa, peça socorro nos comentários.
Conecte o celular na USB e espere o windows detectar e instalar tudo. Provavelmente ele não conseguirá instalar tudo. Com os drivers baixados e descompactados, vá até o Gerenciador de Dispositivos e instale os drivers que estão faltando.
Atenção! O último, e mais importando dos drivers não é detectado/instalado automaticamente. É necessário selecionar a opção de instalar o driver fornecendo o disco e indicar para o windows a licalização do mesmo. O nome do dispositivo é “ADB Testing Interface”.
Não vou abordar aqui os detalhes da instalação dos drivers, pois não é o foco central do tutorial. Há outros dois drivers a serem instalados: os modos fastboot e download.
Desligue o telefone e inicie ele em modo de download. Segure as teclas de baixar o volume e “OK” e em seguida o botão de ligar/desligar o telefone. O Windows irá detectar o novo hardware e instalar o driver. Talvez seja necessário informar ao Windows onde se encontram os drivers que você baixou.
A única forma que eu sei de sair do modo download é removendo a bateria do telefone. Então, desconecte o telefone e remova a bateria.
Agora vamos instalar o driver do modo fastboot.
Plugue o telefone na USB e aguarde até aparece o ícone de “carregando”. Agora, para iniciar em modo fastboot, segure o botão de anteder ligação e em seguida pressione o botão de ligar/desligar. O Windows irá detectar o novo hardware e instalar o driver. Talvez seja necessário informar ao Windows onde se encontram os drivers que você baixou. Apenas aguarde e o telefone reiniciará sozinho.
Bom, não tenho certeza se o driver para o modo recovery é diferente dos que já estão instalados, então, somente por precaução, vamos iniciar o telefone em modo recovery. Desconecte da USB e desligue o seu Samsung Galaxy. Agora, com ele ainda desconectado, segure as teclas para diminuir o volume e atender chamadas e em seguida presssione o botão de ligar/desligar.
Deve aparecer no seu telefone uma imagem parecida com a mostrada abaixo.

OBS.: Todas as atividades feitas pelo recovery deixam um registro em um arquivo chamado recovery.log da raíz da memória do cartão. Qualquer erro que seja apresentado durante o processo será resgistrado nele.Então, caso algo dê errado, acesse o arquivo no computador usando um editor de textos de sua preferência e verifique o que causou o erro.
Conecte novamente o telefone no computador e aguarde o windows detectar o novo hardware e instalar o driver. Talvez seja necessário informar ao Windows onde se encontram os drivers que você baixou.
Para sair do recovery, pressione o home e o voltar juntos.
3º Passo – Testando tudo
Agora vamos testar a comunicação do computador com o telefone. Abra novamente o cmd e digite: adb devices e de enter. Deve aparece algo como:

Se tudo correu bem até aqui, é hora de começar a diversão.
Obs.: caso o adb não detecte o telefone, desconecte e reconecte o aparelho e tente novamente.
4º Passo – Colocando Tudo no Devido Lugar:
Com o telefone ligado, transfira pra a raíz da memória interna o arquivoRECTOOLS.tar.gz que vem junto do Recovery, o arquivo PDA do firmware original, renomeado para SAMSUNG.tar e o arquivo Galaxo_V1.6.3.3.zip renomeado paraupdate.zip.
Preste atenção, pois o Android diferencia letras maiúsculas e minúsculas, então, respeite a forma como está o nome dos arquivos.
Não esqueça de “remover o hardware com segurança” antes de desativar o “modo pendrive” no telefone quando terminar.
5º Passo – Instalando o recovery:
Mais uma vez, abra o CMD e vá até a pasta onde você descompactou o Recovery. Deve ter um arquivo chamado recovery.img. Digite o comando: fastboot flash recovery recovery.img e de enter. Nada vai acontecer. Ele está esperando a comunicação com o fastboot do celular.
Reinicie seu telefone em modo fastboot. A seguinte tela deve aparecer:

Depois que o recovery foi instalado com sucesso, temos que reiniciar o telefone no modo recovery.
6º Passo – Fazendo um backup:
Após reiniciar em modo recovery, se tudo está correto, a tela abaixo deverá aparecer no seu celular:

Usando o D-Pad vá até a opção “Nandroid backup” e aperte o “OK”. Isso fara uma cópia fiel do seu sistema, exceto a partição do recovery, que se manterá a mesma. Ao terminar o processo, ele voltará para essa mesma tela.
Obs.: o passo a seguir apagará todas as informação do sistema, como lista de contatos, a conta configurada para o market e personalizações e programas instalados. Então, caso queira, faça um backup deles utilizando o Astro File Manager disponível no market.
Vá até a opção “Wipe data/factory reset” e aperte o “OK”. Em seguida pressione a tecla “home”. Novamente, após o término do processo, o telefone reiniciará na tela do recovery.
7º Passo – Aplicando a ROM:
Bem, chegamos à etapa final. Com os arquivos update.zip e SAMSUNG.tar devidamente copiados para a memória interna do telefone, selecione a opção “Apply sdcard:update.zip” e aperte “OK”. Em seguida pressione o botão “home”. Agora aguarde o final do processo. Quando terminar, aparecerá na tela, na parte inferior uma mensagem dizendo “Install from sdcard complete”. É um pouco demorado.
Agora é hora de restaurar os aplicativos do Google. Selecione a opção “Restore G.Apps” e aperte o botão “OK”. Aguarde, também é um processo bastante demorado.
Ao final de tudo selecione a primeira opção e dê um “OK”. Agora aguarde o telefone terminar de iniciar e pronto. Divirta-se.
Espero que este tutorial tenha sido útil.
Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação, poste nos comentários.

(este tutorial foi retirado do site http://tecnovicio.com.br/2010/05/30/samsung-galaxy-i7500/)

5 comentários:

  1. Legal mas como complemento poderia colocar como fazer a instalacao do JIT tb.

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Bacana a réplica cara. Espero que todos façam como você: ctrl + c / ctrl + v, sem mudar nenhuma vírgula e colocando a fonte. Meu parabéns pela honestidade e obrigado pelos créditos. E claro, pelo blog tb né, q tá bacana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo, agora no meu ele não conseguiu restaurar as aplicações do google, tipo estou sem gmail, maps, market, verifiquei o log criado e ele diz:

    Verification du checksum...............Erreur de checksum, veuillez verifier la version de votre update

    alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. copieo o arquivo rom original da samsung
    no recovery entre na opçao restore G.apps
    assim restaurara os APPS originais

    ResponderExcluir